Nos "posts" anteriores abordei um assunto meio delicado pra muita gente: A existência de Deus.
Então pra tentar responder essa questão, resolvi pensar bastante e não pesquisei sobre o assunto,
apenas "matutei" aqui na minha cabeça a Tal questão.
Vamos lá :
*Alguém aqui, presente em nossa existência consegue provar que Deus existe ?
Materialmente falando, ou seja, provas concretas.
*A ciência abordou várias questões, e tentou explicar diversas vezes a inexistência de Deus, mas sempre
deixa um "quê" de dúvidas no ar, pois toda questão não consegue ser realmente respondida.
*Ambas questões se conflitam entre si, nos provando assim, que este é o assunto mais complexo da face
da Terra.
Me aterei à alguns fatos:
Teoria do Big Bang : George Gamow (1904-1968) propôs em 1947 a teoria da Grande Explosão, segundo o qual o universo teria surgido a partir de uma monumental explosão ocorrida entre 10 e 15 bilhões de anos
atrás. Nesse momento denominado SINGULARIDADE pelos cientistas, surgiram simultâneamente o espaço,
o tempo e toda a matéria e energia hoje existentes.
Os cientistas já detectaram diversos indícios da grande explosão inicial. A análise das radiações que chegam dos confins do universo, por exemplo, permitiu constatar que as galáxias estão se afastando uma das outras.
Assim como os fragmentos de uma bomba que explode que se dissipam em todas as direções, imagina-se que as fronteiras do universo continuam se expandindo em consequência de uma grande explosão inicial.
Como essa expansão talvez nunca cesse, o universo tenderia a se tornar cada vez maior.
No momento da Grande Explosão, a temperatura devia ser tão alta que impossibilitava a existência de matéria nos estados que hoje conhecemos. Com a diminuição da temperatura, porém, alguns segundos depois da explosão, formaram-se partículas que agruparam e deram origem aos elementos químicos mais simples, principalmente o hidrogênio.
O universo já existia há pouco mais de 1 bilhão de anos quando começaram a surgir as GALÁXIAS, grandes aglomerações de matéria cósmica. No interior das galáxias apareceram as ESTRELAS. Desde então novas galáxias vem surgindo e outras desaparecendo por todo o universo.
O NASCIMENTO DO SOL
O Sol é uma estrela em torno da qual orbitam nove planetas, um deles a Terra. O Sol e seus planetas alguns dos quais possuem um ou mais satélites ao redor constituem o SISTEMA SOLAR, localizado em uma galáxia de forma espiralada composta por 100 bilhões de estrelas, chamadas VIA LÁCTEA.
Todas as estrelas e corpos celestesque observamosa olho nu fazem parte da nossa própria galáxia.
A teoria mais aceita atualmente, propõe que o Sol e sua família planetária tenham surgido a partir da aglomeração de poeira cósmica e gases em determinado ponto da Via Láctea. As partículas de poeira e gases foram se agregando e deram origem à uma massa de matéria que se tornava cada vez mais compacta
à medida em que essa massa crescia, aumentava sua força gravitacional, e ela passava a atrair mais partículas
e gases.
Os cientistas acreditam que, após alguns milhões de anos de condensação, a temperatura central da massa de matéria que originou o Sol deve ter atingido cerca de 10 milhões de graus Celsius. Iniciou-se então uma reação atômica do tipo fusão nuclear, na qual, os núcleos de átomos de hidrogênio fundiam-se dois a dois, produzindo núcleos de hélio. Esse tipo de reação nuclear libera enormes quantidades de energia emitida na forma de luz e calor. A massa de poeira cósmica e gases tornava-se assim, mais uma estrela no universo:
O Sol.
A luz e o calor emitidos pelo Sol resultam das reações nucleares que continuam ocorrendo em seu interior. Com base no tamanho do Sol e na quantidade de energia por ele produzida, os cientistas calculam sua idade em cerca de 5 bilhões de anos.
A ORIGEM DOS PLANETAS
Várias teorias tem sido formuladas sobre os primórdios dos planetas. A mais aceita propõe que eles tenham se formado a partir dos restos da mesma nuvem cósmica que deu origem ao Sol; os restos dessa nuvem continuaram girando ao redor do Sol recém-formado, assumindo a aparência de um disco. Em diversos pontos desse disco ocorreu a condensação de poeira e gases, que resultou em corpos de matéria mais densa.
A posterior aglomeração e fusão desses corpos originou os percursores dos atuais planetas. A Terra e os demais planetas do Sistema Solar possívelmente constituíram-se dessa maneira entre 4,5 e 5 bilhões de anos atrás.
TERRA PRIMITIVA
Com base em teorias, os cientistas acreditam também que a Terra tenha surgido pela agregação progressiva de pequenos corpos presentes no disco de matéria que orbitava em torno do Sol recém-formado. Esses corpos continham muito ferro e diversos outros minerais. Ao atingir determinado tamanho, o jovem planeta já havia desenvolvido uma força de gravidade capaz de atrair gases como o hélio e o hidrogênio, que passaram a constituir o envoltório gasoso da Terra. Surgia assim, a ATMOSFERA PRIMÁRIA. Entretanto, essa atmosfera logo desapareceu, provavelmente arrastada pela turbulência das fortes emissões de energia solar.
Como resultado, a Terra e os demais planetas próximos do Sol ficaram praticamente sem atmosfera nenhuma ao redor.
Mais tarde a Terra desenvolveu uma ATMOSFERA SECUNDÁRIA, formada lentamente pelo acúmulo de gases liberados do interior do próprio planeta. Acredita-se que esses gases fossem principalmente gás carbônico (CO2), nitrogênio (N2), amônia (NH3), hidrogênio (H2), metano (CH4) e vapor de água (H2O).
À medida que mais matéria se agregava nos planetas em formação, desenvolviam-se enormes forças de compressão causadas pelo aumento da massa. A temperatura interna dos planetas conseqüentemente, deve ter sofrido grande elevação. Supõe-se que, durante os primeiros 700 milhões de anos, a altíssima temperatura reinante tenha impedido a existência de superfície sólida na Terra, então uma bola incandescente constituída de rochas fundidas.
Com o progressivo resfriamento, formou-se na superfície da Terra uma fina camada de material rochoso sólido, a futura CROSTA TERRESTRE. A água e gases presentesno interior do planeta eram expelidos através de rachaduras da crosta. Como a superfície terrestre era quente demais para permitir a existência de água na forma líquida, o vapor de água permanecia incorporado à atmosfera.
O vapor de água formava densas nuvens que se resfriavam nas altas camadas atmosféricas e caía na forma de chuva. Ao atingir a crosta ainda quentíssima do planeta, reiniciava-se o processo: a água evaporava, formava nuvens e caía na forma líquida. Tinha início assim, o CICLO DAS CHUVAS no nosso planeta. Tempestades caíram ininterruptamente durante dezenas de milhões de anos.
Em determinado momento, a superfície do planeta esfriou o suficiente para que a água na forma líquida começasse a se acumular nas regiões mais baixas da crosta, formando imensas áreas alagadas precursoras dos lagos, mares e oceanos. Neste cenário, surgiram os primeiros seres vivos dos quais descendem todas as formas de vida que habitam e já habitaram nosso planeta.
A ORIGEM DA VIDA
Os cientistas imaginam que moléculas orgânicas formadas na atmosfera eram arrastadas pelas chuvas para a
superfície, acumulando-se em poças e lagoas que se formavam nas depressões da crosta terrestre.
O acúmulo de moléculas orgânicas durante milhões de anos provavelmente transformou muitos lagos da primitiva Terra em verdadeiras SOPAS ORGÂNICAS. À medida que esses lagos secavam, as moléculas ogânicas concentravam-se. Isso aliado ao calor e à intensa radiação que atingia a mistura, deve ter provocado reações químicas entre elas, o que originou novos tipos de substância.
Provavelmente foi no fundo que charcos lamacentos, já quase secos, que novas substâncias orgânicas como proteínas e ácidos nucléicos puderam se formar. Esse talvez tenha sido o berço dos primeiros seres vivos.
OS COACERVATOS
Ao refletirmos sobre a organização dos seres vivos atuais, percebemos que as substâncias que o constituem estão sempre contidas em "bolsinhas" membranosas denominadas CÉLULAS. As células são revestidas por
membranas que isolam seu conteúdo interno, o que determina um ambiente intracelular adequado aos processos vitais. Essas constatações nos levam a pensar que um dos primeiros passos rumo à origem da vida
devem ter sido o desenvolvimento de um envoltório, provavelmente membranoso, que isolava aglomerados de moléculas orgânicas precursoras da vida.
Os cientistas observaram que certos tipos de molécula orgânica, quando mergulhados na água, agregam-se formando pequenos glóbulos. Ao redor de cada glóbulo organiza-se uma película aquosa que o isola parcialmente do meio. Aglomerados desse tipo têm sido produzidos experimentalmente adicionando-se proteínas em água levemente salinizada. São conhecidos como COACERVATOS.
A formação dos coacervatos pode ter sido um passo importante em direção ao aparecimento da vida.
Quando um agregado de moléculas adquiriu pelo menos duas capacidades - manter-se organizado durante algum tempo e se multiplicar -, a vida surgiu. ORGANIZAÇÃO e REPRODUÇÃO, eis dois atributos fundamentais de qualquer ser vivo.
Embora não se tenha um retrato exato de nosso mais primitivo ancestral, pode-se imaginá-lo de tamanho microscópico e delimitado por uma membrana. Em seu interior, reações químicas ordenadas permitiam transformar moléculas nutritivas obtidas do meio de maneira a extrair delas, matéria-prima e energia para manter sua organização. Ao atingir um certo tamanho ou idade, esse protótipo de ser vivo reproduzia-se por um processo simples de divisão binária, originando dois novos seres que, crescendo e reproduzindo-se, perpetuariam sua descendência.
A EVOLUÇÃO DOS PRIMEIROS SERES VIVOS
Segundo a hipótese clássica, os primeiros seres vivos teriam sido HETEROTRÓFICOS (do grego "hetero", diferente, e "trofos", alimento), ou seja, não teriam capacidade de fabricar seu próprio alimento.
Nesse sentido, seria semelhantes à certas bactérias, aos fungos, aos protozoários e aos animais atuais. Mais
recentemente alguns cientistas propuseram a hipótese de que os primeiros seres vivos seriam AUTOTRÓFICOS (do grego "auto" próprio), isto é, capazes de fabricar alimentos à partir de substâncias inorgânicas. São autotróficos alguns tipos de bactéria, as algas e as plantas atuais.
Segundo a hipótese heterotrófica , as moléculas orgânicas formadas na atmosfera e acumulada em poça d'água salina e lamacenta não apenas originaram os primeiros seres vivos, mas também foram durante muito tempo, sua única fonte de alimento. O alimento desempenha para um ser vivo, duas funções fundamentais:
fornece energia para os processos vitais e matéria-prima para o crescimento e a reprodução.
Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres extraíam energia das moléculas orgânicas presentes no meio, nessa época provavelmente abundantes, através de mecanismos relativamente simples, talvez semelhantes à FERMENTAÇÃO realizada por algumas bactérias e fungos atuais.
Na fermentação, moléculas orgânicas são quebradas em compostos mais simples, liberando parte da energia que contém. Um dos tipos de fermentaçãobem conhecido é a fermentação alcoólica da glicose, em que este açúcar é transformado em álcool etílico (etanol) e gás carbônico.
Os defensores da hipótese heterotrófica admitem que, depois de alguns milhões de anos, o alimento disponível para os seres heterotróficos poderia ter acabado. A formação de moléculas orgânicas na atmosfera cessaria, com a progressiva redução dos gases metano e am^nia disponíveis. Antes que isso ocorresse, porém algumas linhagens de seres vivos já teriam se diferenciado, desenvolvendo a capacidade de
captar a energia do Sol, e com o auxílio dela, fabricar ou sinetetizar, seu próprio alimento. Essas linhagens teriam originado os primeiros seres AUTOTRÓFICOS FOTOSSINTETIZANTES.
Os cientistas supõem que a maneira de captar energia solar dos primeiros autotróficos fosse semelhante ao processo de FOTOSSÍNTESE realizado pelas algas e plantas atuais. Nesse processo, moléculas de água e de gás carbônico reagem formando moléculas orgânicas (geralmente glicose) e gás oxigênio. A energia necessária para que a reação ocorra é proveniente da luz solar.
Uma vez que não dependiam de fontes externas de alimento, os seres autotróficos fotossíntetizantes multiplicaram-se, povoando a Terra. A grande proliferação dos seres autotróficos também possibilitou a expansão das populações de seres heterotróficos. Estes, que até então dependiam das já escassas moléculas nutritivas do meio, passaram a utilizar os autotróficos como alimento.
A proliferação dos seres fotossintetizantes causou profundas modificações na atmosfera terrestre. Como pode ser visto na reação anterior, na fotossíntese é produzido gás oxigênio, que é liberado para o ambiente.
Antes do aparecimento dos seres fotossintetizantes, havia pouco gás oxigêniona atmosfera. Há cerca de 2 bilhões de anos, porém aproximadamente 20% do volume atmosférico já era ocupado por esse gás, situação que se mantém até hoje.
Há aproximadamente 1,5 bilhão de anos, algumas linhagens de seres heterotróficos, até então fermentadores,
teriam desenvolvido a capacidade de aproveitar o potencial oxidante do gás oxigênio para aumentar o rendimento de seus processos energéticos. Assim, passaram a utilizar gás oxigênio como oxidante do alimento, o que permitiu libertar uma quantidade de energia cerca de 18 vezes maior do que a liberada na fermentação. Esse processo, atualmente usado pela maioria dos seres vivos, é a RESPIRAÇÃO AERÓBICA. Nele moléculas orgânicas (principalmente glicose) reagem com moléculas de gás oxigênio, formando moléculas de água e gás carbônico, com liberação de grande quantidade de energia.
A hipótese de que os primeiros seres vivos seriam autotróficos ganhou adeptos nos últimos anos e atualmente é aceita por grande parte dos estudiosos da origem da vida. A principal evidência desses cientistasfoi a descoberta de bactérias primitivas que vivem em ambientes inóspitos, como em fontes de água quente e fendas submarinas, e que obtém energia a partir de reações inorgânicas simples. Esses seres, chamados QUIMIOLITOAUTOTRÓFICOS (do frego "litos", rocha) fazem uso da energia liberada por reações entre componentes inorgânicos da crosta terrestre para sintetizar as moléculas orgânicas que lhes servem de alimento. A idéia de que os primeiros seres vivos seriam quimiolitoautotróficos baseia-se no fato de que os mecanismos de obtençãode energia desses seres são bem mais simples que os utilizados pelos outros seres vivos, primeiramente os ferementadores, depois os fotossintetizantes e, por último os respiradores aeróbicos.
A BIOSFERA
A Terra é hoje um plante repleto de vida. Das profundezas dos oceanos ao topo das mais altas montanhas, das geleiras dos pólos às tórridas regiões equatoriais, sempre se encontra alguma forma de ser vivo adaptado ao ambiente.
É verdade que há áreas muito secas e quentes (como desertos e rochas nuas) ou muito frias (como as geleiras), que dificultam ou impossibilitam o desenvolvimento de seres vivos. Mesmo assim podem existir nessas regiões esporos de fungos e de bactérias, por exemplo, que, embora em estado de vida temporariamentesuspensa, sejam capazes de se desenvolver se as condições do meio forem adequadas.
Na década de 1920 começou-se a aplicar o o termo "biosfera" para designar a região do planeta ocupada por seres vivos. O conceito foi criado por analogiaa outros conceitos empregados para nomear partes do planeta, como por exemplo LITOSFERA, a camada rochosa que constitui a crosta, e ATMOSFERA, camada de ar que circunda a Terra, BIOSFERA, por analogia, é a camada imaginária que abrange as regiões do planeta onde existe vida. A biosfera é espacialmente um tanto irregular, devido à escassez, ou mesmo inexiistência, de formas de vida em algumas áreas. Seus limites vão dos picos das mais altas montanhas até as profundezas das fossas abissais marinhas.
A ESPÉCIE HUMANA NA BIOSFERA
A espécie humana ocupa a biosfera há um pouco mais de 100 mil anos, o que representa um episódio relativamente recente se comparado ao surgimento da vida na Terra, há mais de 3,5 bilhões de anos.
Durante o último milênio as populações humanas cresceram acentuadamente e, no século XX, vários países tiveram explosões demográficas. A superpopulação humana vem provocando alterações ambientais que já levaram à extinção várias espécies e ameaçam seriamente muitas outras.
As descobertas científicas, por um lado, podem apontar soluções para preservar a harmonia da biosfera. Por outro, tem ajudado a humanidade a degradar o ambiente do planeta.
O quê nos reserva o futuro ?
Embora estes fatos científicos sejam meio inconclusivos em alguns aspectos, é o mais próximo
que podemos chegar em busca de uma resposta pra origem da vida !
Religiões em todos os aspectos, acreditam em divindades como resposta pra algumas perguntas que
a Ciência não consegue explicar.
Por mais que eles acreditem em "Algo"que nunca viram, ou sequer verão ao longo da vida, seus fiéis sempre
fazem questão de defender "à morte" seus princípios religiosos pra provar que Deus existe.
Mesmo que não tenham certeza realmente do que estão falando, mesmo que haja uma dúvida eterna no fundo de suas mentes !
O ser humano é um ser dotado de uma inteligência incrível, o que o ajudou a se desenvolver a um ponto, de
poder fazer descobertas extraordinárias, criar coisas que antes eram impossíveis, resolver questões antes deixadas de lado, etc e tal. Isto é, o conhecimento, a sede de buscar respostas, a curiosidade fez com quê
pudéssemos chegar ao ponto em que chegamos hoje. Essa sede de conhecimento, curiosidade fez com quê o
homem tentasse buscar também uma resposta pra origem da vida, a única resposta vaga numa pergunta até hoje eterna !
Então, acredito eu, sem levar em consideração a história bíblica, a única forma que nossos antepassados acharam pra responder à essa questão, foi inventando um Ser capaz de criar tudo que existe hoje, já que a
própria Ciência não conseguiu responder. De tal modo que, os próprios inventores de Deus passaram a acreditar na própria história que inventaram.
Se você que acredita em Deus pudesse parar pra pensar um pouco, e bloqueasse essa coisa que tem na sua cabeça, talvez poderia responder à essa pergunta:
Se não houvesse religião aqui na Terra, você questionaria sobre a existência de Deus ?
Pense bem, passaria pela sua cabeça ?
Supondo o tempo da mesma forma que é hoje, só tirando conflitos religiosos e tudo relacionado ao assunto.
Porque, olha só : tudo o quê você sabe sobre Deus, é o que te contaram desde a infância. Até então, você não presenciou nada em relação à Vossa Divindade, o que prova que, tudo o que você acredita hoje, é o que o homem supostamente inventou !
Fatos são fatos !
Eu não sei se realmente Deus existe, pois até agora eu não tenho minhas perguntas respondidas, e também não posso acreditar cegamente na Ciência que já mudou sua teoria várias vezes.
Como já está comprovado que a Bíblia é manipulada pelas mãos do homem, até porque foi ele quem a criou,
também não posso crer nesse singelo "manual de instruções" que o homem se apegou pra viver sua vida e criar suas leis.
Talvez essa seja a essência de nossas vidas : da mesma forma que não sabemos o dia de amanhã, é a mesma forma que não sabemos do dia de ontem, ou seja, como não sabemos do nosso passado, não temos como saber do nosso futuro !
A origem das origens, qual é ?
Quem inventou Deus ?
Deus deve ter uma origem. Ou será que estou errado ?!
Por quê ninguém aborda este assunto e se faz essa pergunta ?
As questões não devem parar em Deus, quero uma resposta !
mulheres cara.....elas precisavam de um Deus!
ResponderExcluirele moldou seus bustos...pinturas ....contos.........ah e o mais importante....acabou salvando suas famílias de possíveis feras e monstros!
e sabe pq Deus precisava delas?......pq sua mãe o deixou cair e ele morreu. E quem salvaria sua pobre alma? genuína, e bondosa das trevas....da dor e sofrimento sem razão? mulheres cara.....elas precisavam de um Deus!
ele moldou seus bustos...pinturas ....contos.........ah e o mais importante....acabou salvando suas famílias de possíveis feras e monstros!777
bom....a mãe dele;;;;;;como pode ser o mundo? vc me perguntaria.?ou apenas mãe de Deus
vc acredita em mundos?.....bom eles querem se comunicar...mas é chato as histórias...viram filmes de guerras, e mortes nojentas...a terra nos engole cara......buceta tbm....pau deixa nós manso!
logo...a árvore explica bem mais que eu!
somos alimentos....tbm!
ResponderExcluireramos possíveis dinossauros....em épocas sem história....sem ditados ou verbos!
mas mamíferos tbm...por isso hj temos muitos seres humanos diferente e sociaveis ou não!.....eramos sobreviventes....não viventes.....como se acreditam na vida antes dos dinossauros....em outros mundos....onde nossas almas belas e simples viviam em harmonia...antes de desobedecer o grande Deus rei...ele nos jogou praga....junto de suas mulheres e filhas....pq eram maiores que nós....viviam antes...e nos deram o direito de sobreviver....conclusão: o pequeno mal, se expande e perdemos a noção da realidade.....por isso, existiram os mitos dos dragões....eles nos ameaçavam transformas nesses irmãos, animalescos....se fossemos rudes! com uma advertência sobre algo
Eles querem nosso bem, assim como queremos evitar que animais dominem o mundo e nos comam vivos!