Powered By Blogger

No que você acredita ?

No que você acredita ?
Essa imagem se expressa por si só !

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Burocracia: Brasileiro que se preze, sabe o que é !

Sabe quando você está com um pequeno problema e quer resolvê-lo logo ?
Entretanto, alguns empecilhos um tanto quanto, idiotas não te deixam fazê-lo de uma vez...
Pois é, isso tem nome: Burocracia.
Uns tempos atrás me deparei com situações como essa de uma vez só, afinal de contas, o modo de vida que levo não me deixa familiarizado com isso, portanto estranhei...

Fazia um pouco mais de um mês que saí do trabalho: Tinha sido demitido, porque onde eu trabalhava o regimento interno havia mudado em relação aos funcionários da CLT, ou seja, não os aceitavam mais, pois queriam apenas concursados... como tenho 21 anos, óbviamente não sou concursado, ou seja, me dei mal ! Conclusão: "Fique com seus direitos, tchau e bênção !"
Apesar do abatimento na hora, consegui me recompôr e segui minha vida. Após 15 dias minha graninha estaria no banco e conseguiria pagar minhas contas. Passado o prazo fui no caixa e tals, recebi o que tinha que receber, paguei o que tinha que pagar e comprei o que tinha que comprar... até então tudo normal, ainda estava recebendo a condução do trabalho mesmo sem estar trabalhando, e tava feliz da vida ! Combustível pra arrumar outro trampo...
Certa vez cheguei do curso e vi uma correspondência na mesa do meu computador que meu pai deixara, era do hospital avisando pra eu voltar lá e dar baixa na minha carteira de trabalho naquela semana. Pois bem, fui lá uns dois dias depois. Assino alguns papéis como imaginei que assinaria, e vou de encontro à RH do hospital, que por sinal era muito gata !  =D 
Me deu instruções sobre minhas horas recebidas, férias a vencer, INSS que contribui, e pra minha surpresa, 40% do FGTS que eu tinha que sacar referente à multa da minha recisão...  dinheiro esse que eu nem sabia que tinha... Pensa na cara de felicidade do neguinho !!!! =D
Com um sorriso "fatia de melância" na cara, saí de lá como se tivesse ganhado na Mega Sena, loteria essa equivalente a R$483,15. rs Oxigênio pra mais um mês de sobrevida pós demissão.
O foda de dinheiro de FGTS, é que esse você tem que sacar em agências da CAIXA, e não sou familiarizado com esse banco, e alguma coisa me dizia que eu iria passar raiva...
Dia seguinte logo pela manhã vou até o banco pra sacar o dinheiro, e até onde sabia, era apenas pra apresentar meu RG e o termo de rescisão de contrato dado pela empresa pra poder receber, até aí beleza ! Logo que chego, me deparo com uma puta fila de gente esperando apenas pra pegar uma maldita senha... ok ! Não tinha razão pra me estressar, até porque 4 dias atrás nem grana eu sabia que tinha, e pra receber o que eu ia receber, daria tranquilo pra enfrentar 2 horas de fila.
O tempo passa, e quase 1 hora depois consigo chegar na "menininha da senha" pra pegar a porra da senha. Pergunta o que quero e respondo:
"- Então, vim aqui apenas pra receber este valor aqui equivalente aos 40% do FGTS que tenho direito, e gostaria de saber como faço pra recebê-lo ?"
"Menininha da senha":
" - Vou precisar do seu RG, sua rescisão de trabalho e também sua carteira, estão aí ?"
Eu:
" - Mas a moça lá do trabalho me disse apenas pra apresentar meu RG e a rescisão... ela não disse que precisava da carteira também.
"Menininha da senha":
" - Mas moço... você só vai poder sacar o dinheiro com todos os documentos em mãos."
Eu:
"- Mas o número da carteira está na recisão, nem com isso eu posso pegar o dinheiro ? Tudo que tá na minha carteira, tá aí nesse termo de rescisão !"
"Menininha da senha":
" - Eu sei moço, mas é que sem a carteira fica inviável te pagar. Volta lá na sua casa, pega ela e hoje, ou amanhã você volta."
Eu:
" - Mas é que ela não tá comigo. Tá na outra empresa... O foda foi ficar aqui durante quase uma hora pra nada !"
"Menininha da senha":
"- Então não há o que fazer..."
Minha reação no momento foi de raiva súbita de mim mesmo, porque o primordial pra qualquer coisa que você for fazer o que nunca fez antes é: perguntar antes de agir. O que não fiz...
Depois que a náusea passou comecei a refletir: 'Poxa, o que custa usar as informações contidas num papel pra suprir a ausência de outro documento num momento de imprevisto ? Custa nada fazer isso, não vai matar ninguém e nem prejudicar ninguém a não ser à mim mesmo... Pára, mó raiva !'
Eu até levaria a carteira de trabalho, não ia dar este vacilo à toa, mesmo sem saber. O que fudeu a situação foi que, um dia antes levei minha carteira com os demais documentos pro Restaurante América no intuito de regularizar minha documentação pra poder voltar a trabalhar, o que postei anteriormente. Então, não tinha prazo pra tê-la de volta e minhas contas estavam vencendo sem que eu as pagasse, e tudo por causa de minha burrice e a burocracia pra fazer o "sobre-peso".
Nem tudo é tragédia também: Três dias depois consegui pegar minha carteira de volta por não conseguir voltar a trabalhar, então paguei enfim, minhas contas.

Nas mesma semana, voltei às origens - onde nem desempregado eu era considerado, até porque desempregado é aquela pessoa que já trabalhou, e eu nunca havia trabalhado - e fui ao CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador)  tentar ver se conseguia arrumar pelo menos uma entrevista pra fazer. Chegando lá como de costume, outra fila... pelo menos dessa vez demorou menos do que as filas que costumo enfrentar: apenas 20 minutos. Passado este tempo, a recepcionista me pede a carteira, e dessa vez eu estava com ela. Meu RG ... confere. E pra completar, meu CPF... tipo, como assim o CPF ?! Nunca pediu, por quê está pedindo agora ?!
Normalmente eu não ficaria puto, o que me deixou com raiva mesmo foi que além de perder um tempo que poderia estar fazendo outra coisa (batendo punheta, por exemplo. rs), eu fui à pé pra aquela droga de lugar !
Sim, fui à pé !
Sabe aqueles dias que você simplesmente não quer andar de ônibus ?
Então, não era meu caso ! Até porque eu tava mesmo era sem o dinheiro da condução e não tive escolha... 55 minutos de caminhada pra nada... e isso só de ida, ainda tinha a volta ! ... Foda !
A burocracia novamente dando as caras na minha vida, e justo nos momentos mais cruciais !

Nem preciso dizer que não consegui utilizar os serviços do CAT...










Nenhum comentário:

Postar um comentário